Socorro, quero dormir!

Socorro, quero dormir!

Como estabelecer uma rotina que poderá te ajudar muito com o sono do seu filho.

© Depositphotos.com /
© Depositphotos.com / Oksana Kuzmina

Olá Mamães na Rede! Meu nome é Kamila Aleixo, sou jornalista e mãe do Vítor de dois anos e da Maitê de cinco meses. Ainda estou me habituando com a nova dinâmica de ser mãe de dois, que confesso não é nada fácil mas, em compensação, muito prazerosa.

No momento, estou vivendo duas fases bem distintas. A primeira, com o meu príncipe Vítor, em que vivo a fase do diálogo, da descoberta e do ensino. Já da minha princesinha Maitê, vivo a fase das brincadeiras, da alegria de ver aquele sorrisão (ainda sem dentes na boca) e o que eu considero o mais importante nesta etapa, a aplicação da rotina.

Neste nosso primeiro bate-papo, quero compartilhar minha experiência com relação ao sono dos meus filhos. Acredito que este assunto pira muitas mães. Principalmente aquelas que acabaram de ganhar seus bebês.

Confesso que sou super dorminhoca e foi por causa disso a minha preocupação desde cedo com o sono dos meus filhos. Afinal, se eles dormem bem eu durmo bem também.

Quando o Vítor nasceu, eu li muito a respeito dos primeiros dias do bebê. Na verdade, eu queria ter uma boa ideia do que me esperava depois que eu voltasse pra casa.

Confesso que me assustei um pouco. Tudo novo. Ele se adaptando ao mundo fora da barriga e eu me adaptando a cuidar de um ser que era dependente de mim pra tudo.

Em todos os lugares que lia sobre tudo isso via sempre algum especialista falando sobre a rotina do bebê. Fiquei curiosa e resolvi procurar mais sobre essa tal rotina.

Não poderia ter feito melhor. O fato de eu ter conseguido bastante conteúdo sobre o assunto facilitou na aplicação da rotina tanto para melhorar a vida do meu filho quanto para melhorar a minha vida também.

Em resumo, a rotina do bebê nada mais é que estabelecer horários constantes e algumas regrinhas básicas a fim de tornar mais fácil a adaptação do seu filho no mundo novo.

Essa rotina inclui tudo que você faz com o seu filho durante o dia e noite. Por exemplo, horários de banho, sono, passear, brincar, tudo.

Não encare a rotina do bebê como regras severas tipo militares. Veja pelo lado da ajuda muitas vezes necessária para melhorar a vida da mamãe e do bebê.

Mas seja firme. Para que dê certo é preciso muita paciência, disciplina e força de vontade.

Veja agora algumas técnicas usadas por mim com o acréscimo de dicas bem bacanas que vão ajudar bastante a criar uma rotina de sono tranquila para o seu bebê:

  • Fique de olho nos sinais de sono. Esfregar os olhinhos, bocejos ou até mesmo choros irritados podem ser avisos de que ele quer dormir.
  • Observe os horários que seu filho costuma dormir durante o dia e procure colocá-lo pra dormir sempre no mesmo horário.
  • Crie um clima. Feche as cortinas, deixe o ambiente mais escurinho. Se possível coloque uma música calminha, veja se ele está confortável.
  • Crie uma mania saudável para seu bebê. Por exemplo, toda vez que ele for dormir coloque o mesmo ursinho perto dele, ou uma fraldinha, ou travesseiro especial, ou leia uma história, ou até mesmo (para quem não tem nada contra) ofereça o bico. Assim, ele vai aprender a associar essas coisas com a hora de dormir. Lá em casa é só mostrar a fraldinha e o bico que já começam a bocejar.
  • Veja se está tudo bem com a fralda ou com a roupa do bebê. Às vezes, uma etiqueta ou a meia apertada, por exemplo, podem atrapalhar o sono do seu filho.
  • Nas dormidas diurnas diminua um pouco os ruídos da casa, mas não tire todo barulho. Assim, o neném vai se acostumar com o ambiente diminuindo os riscos de acordar com qualquer barulhinho.
  • No sono noturno vale a pena deixar o ambiente o mais silencioso possível para que ele consiga manter um sono mais profundo e assim possa dormir mais tempo.
  • Na última mamada antes de dormir eu deixava que eles mamassem até ficarem bem cheios. Assim eles dormiam mais tempo sem interrupção.
  • Algumas tias minhas me aconselhavam a dar um banho bem quentinho antes do sono noturno pra ajudar o bebê a dormir melhor. Eu nunca precisei fazer isso, mas acredito que funcione muito bem. Principalmente com crianças que trocam o dia pela noite ou até mesmo dormem enquanto mamam e por isso exigem mamadas com intervalos mais curtos.
  • Troque a fralda antes de colocar o neném pra dormir. Só troque no meio da noite se for necessário. Não acorde seu bebê para trocar fralda só de xixi.
  • Para as mamães que amamentam de madrugada, procure mudar o mínimo possível o ambiente. Evite ligar a luz ou fazer muito barulho. A chance de ele voltar a dormir é maior.
  • Não se estresse. Acredite! Isso passa para o seu bebê.
  • Aproveite as sonecas dele para descansar também. Meia hora que seja faz muita diferença.
  • Conforme o seu neném for crescendo, vá tirando as mamadas da madrugada. Se ele não acordou para mamar, ele não está com fome. (Segundo minha pediatra, isso vale para os bebês acima de quatro meses)

Apliquei a maioria das dicas listadas acima e deu muito certo. O Vítor dorme a noite toda desde os quatro meses e dorme cerca de três horas à tarde. Já a Maitê dorme a noite toda desde os cinco e ainda tira um cochilo pela manhã e dois à tarde.

Mas, gostaria de salientar que só consegui amamentar o Vítor até o terceiro mês e a Maitê até o quarto mês. Não sei dizer o porquê, mas não sou leiteira.

Acredito que por ambos terem tomado, desde cedo, fórmulas prontas pode ter contribuído para um sono noturno sem intervalos, já que o leite materno é digerido mais rápido do que os leites industrializados. Porém, influenciando ou não, acredito também que manter a rotina nos deu mais tranquilidade na hora de dormir ajudando muito para que esse momento fosse prazeroso e não um pesadelo como é para muitas mães que conheço.

Este post conta a experiência que eu tive e que deu muito certo com meus filhos. Mas, lembrando que cada bebê é diferente e tem sua própria personalidade. Respeite o tempo dele. Contudo, não se esqueça de você. Por mais que pareça ditador colocar rotina pro seu filho, isso fará muita diferença para o desenvolvimento dele.

E tenha paciência. Tudo é fase e passa rápido. Depois dos seis meses, a maioria dos bebês conseguem ter uma noite bacana de sono.Se a coisa estiver muito complicada, procure o pediatra. Ele vai poder te orientar e te ajudar bastante.

Então, é isso mamães. Espero que essa experiência ajude na melhora da sua convivência familiar e na relação mamãe e bebê.

E você, tem também alguma experiência bacana com rotina do seu bebê? Compartilhe com a gente.

Até mais!

1 comentário, comentários

Deixe um comentário
  1. Jamille

    3 de setembro de 2013 at 11:23

    Olá, tenho uma menina de 06 anos Heloiza e basicamente seguir todas essas dicas, porque eu também sempre fui dorminhoca então uma boa noite de sono para eu é algo muito importante, sem contar que quando o Bebê tem horários ajuda o casal a manter a sua “rotina” no relacionamento com maior tranquilidade.
    Adorei Kamila Aleixo, vou indicar seu artigo a várias mamães que estão esperando bebês.
    beijos 😉

Deixe um comentário