Na semana passada, participei do evento de encerramento do Outubro Rosa, em Brasília. A campanha é feita todos os anos como forma de conscientização para prevenção do cancêr de mama. Em todo o país, monumentos foram coloridos com a cor rosa para lembrar a atenção que nós mulheres devemos ter na prevenção.
Nesse evento, foi promovido um desfile pela Voriques Optica em parceria com a marca de roupas Dudalina, que apoiam a causa. No desfile, participaram 40 mulheres que venceram o cancêr de mama e madrinhas da campanha (aí que entro no evento.) Apesar de não ter passado, graças a Deus, pelo câncer de mama, passei ainda muito nova pela experiência de ter de retirar um nódulo enorme do seio. Só tinha 13 anos. Imaginem só o desespero da minha mãe!

Por isso, hoje, com esse texto, quero conscientizar principalmente as mães. Faça o autoexame e realize visitas periódicas ao ginecologista, principalmente após o nascimento dos filhos. Vejo hoje, como mãe, como nosso dia-a-dia fica corrido e a primeira coisa que fazemos é deixar de lado os cuidados com nossa saúde em detrimento da saúde dos nossos filhos. Mães de adolescentes, fiquem de olho também. Nessa idade, é natural as meninas se reservarem mais. É importante informá-las também sobre o assunto, apesar de ocorrer em menor número com as meninas mais novas.
E vocês sabiam que a amamentação previne o câncer de mama? Li uma reportagem no R7, que informa que “mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido à substituição do tecido glandular por gordura nas mamas”.
Vamos nos cuidar, mamães?
*Começou neste mês, em Brasília, a campanha Novembro Azul. Dessa vez, os homens estão sendo alertados sobre o câncer de próstata! Vale também ficar de olho em nossos companheiros!
Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!