Os dentes estão nascendo?

Os dentes estão nascendo?

Acho que para a maioria das mães de primeira viagem, alguns marcos de desenvolvimento são um verdadeiro ponto de interrogação em relação a quando irá acontecer, como irá acontecer e como nosso bebê irá se sentir. Não é diferente no meu caso!

Sempre achei ter um pouco de vantagem quando o assunto era bebê ou criança pelo fato de ter um irmão 11 anos mais novo que eu. Muita coisa já sabia que iria acontecer e muitas soluções ficaram em minha cabeça desde a época que meu irmão crescia fofo e saudável. De fato, a experiência que tive ajudando minha mãe é um diferencial,  porém, têm coisas que não consigo lembrar ou simplesmente a preocupação ou a ansiedade me fazem esquecer. Foi assim no caso dos esperados dentinhos. Ainda continua assim.

Divulgação
Divulgação

Esperava enfrentar esse nascimento de dentinhos um pouco mais tarde, mas meu bebê começou a apresentar “sintomas” logo ao final dos 4 meses. Ele passava muito tempo com a cabeça quente, babava muito e tinha períodos de irritação. Fui à consulta de rotina e a pediatra me disse que demoraria ainda um mês. Só tinha sido identificado o inchaço. Quando completaram os 30 dias, ele continuava do mesmo jeito e nada de dente. Para não passar a ansiedade para ele, resolvi “esquecer” por um tempo, mas a cada dia que passava, ele ficava mais enjoadinho. Não parou de comer em nenhum instante (Miguel não dispensa um bom prato de comida), apesar de ser comum a alteração de apetite. Nesse período, usei o que pude: Nenê dent (um gel que alivia o incômodo – por orientação da pediatra, usava só duas vezes ao dia. Segundo ela, o excesso pode atrapalhar a saída do dentinho) e Camomilina (um pó mágico!).

Foram quase dois meses de espera! E, finalmente, com 6 meses e meio os dois dentes inferiores apareceram como “areias”. Só tinham dois granuladinhos na gengiva e Miguel não deixava a gente mexer muito, muito menos ver. Passadas duas semanas, ele não teve como esconder. Eles estão lá, lindinhos e branquinhos em um sorriso maravilhoso. A cada sorriso, pensava: “Ah, finalmente.! Agora poderemos descansar novamente. As noites de sono voltarão a ser mais tranquilas!”. Engano meu!

Não quis acreditar, mas mais dentinhos estão vindo por aí! Conversando com outras mamães, todas me falaram: agora já era! Nasceu um, agora vão nascer todos até os 2 anos! =)

E assim está indo! Mais dois inferiores parecem estar chegando. Renovei meu estoque de medicamentos mágicos (sempre utilizados com orientação da pediatra) e lá vamos nós! Dessa vez, o apetite já está um pouco alterado. As frutas começaram a ser recusadas, o pedido pela mamadeira aumentou, mas as noites de sono continuam tranquilas. Vamos esperar os próximos capítulos!

Dicas: não se preocupe! Normalmente, sofremos muito mais que eles. Precisamos apenas ter a sensibilidade de intervir no momento de dor intensa (que no meu caso, foram poucas vezes). Fique tranquila para acalmá-lo, afinal, os bebês refletem os nossos sentimentos quando estamos com eles. Compre um mordedor que tenha um líquido dentro, indicado para ir ao congelador. O bebê brinca com o mordedor enquanto alivia a dor, ou utilize uma fralda molhada com água gelada!

Você também já passou por isso? Como foi?

Até o próximo texto!

😉

 

 

 

 

Andrea Lopes

Jornalista, especializada em comunicação digital. Mãe do Miguel, nascido em janeiro de 2013 e do Rafael, nascido em outubro de 2014. Apaixonada pelo mundo materno-infantil.

6

Deixe um comentário
  1. Luciana Teodoro

    30 de setembro de 2015 at 18:10

    Adorei o texto estou passando por isso agora de novo mesmo tendo passado com minha filha de 8 anos. Mas com ela.parece que tudo era mais tranquilo. O bebe esta com a cabeça mto quente e fico preocupada. Mas vai dar.tudo certo. Muito obrigada!!

  2. Mari

    26 de agosto de 2017 at 21:06

    Estou passando por isso, meu filho acabou de completar 4 meses no último dia 23 e os dentes inferiores já estão saindo, eu notei o dente faz uns 15 dias e um já rasgou a gengiva, no início ele ficou rejeitando o peito e a fórmula. Queria o leite materno, mas na mamadeira. Tinha que tirar na bombinha para não deixa-lo com fome, mas isso foi só por dois dias, graças a Deus ainda não apresentou febre e nem diarréia. Mas sempre noto ele com a cabeça quente e logo depois de um tempo fica normal, porém suando muito.

  3. Raniely

    12 de abril de 2018 at 3:36

    Eu To passando por isso só que minha bebê só tem 2 meisinho e normal????

    • Andrea Lopes

      13 de abril de 2018 at 14:05

      Cada criança tem seu tempo. Pode ser que nessa idade aconteça. Tem bebês q nascem já com dente…hehehe.
      Mas, é bom observar e pontuar na consulta com o/a pediatra.

  4. Marcelo

    21 de agosto de 2018 at 18:34

    Gente a nossa bb nasceu um detinho com apenas 8 dias de vida, no começo ficamos bem asutados,então decidirmos leva- la na pediatra e ao chegarmos lá tivemos a boa surpresa de que se tratava de um caso raro mas era absolutamente normal o que nos deixou bem mais tranquilos eu e a minha esposa!!!

  5. Tamires iara

    21 de maio de 2019 at 2:41

    Oii boa noite meu bb esta com a cabeça muito quente e corpinho mas ou menos tirei atemperatura e deu 37 sera os dentinho ou levo ele pra o hospital

Deixe um comentário