Introdução Alimentar ou Alimentação Complementar é a fase em que o bebê irá conhecer os alimentos, terá contato. Fase na qual ele aprenderá a comer.
“Um processo pelo qual outros alimentos são introduzidos gradualmente na dieta da criança, primeiro para complementar o leite do peito e progressivamente para substituí-lo e adaptar a criança à alimentação do adulto”. (OMS e Unicef, 1980)
Ao iniciar a Introdução Alimentar devemos levar em consideração as limitações do organismo do bebe para digerir, absorver e metabolizar totalmente alguns componentes da dieta.
Devemos ficar atentos ao desenvolvimento psicomotor, idade, tipo de aleitamento e alguns sinais fisiológicos, como, por exemplo, a sustentação da cabeça e se o bebê já fica sentado.
Existe uma idade ideal?
A idade ideal para começar a introdução da alimentação complementar é aos 6 meses, e, em outros casos, devemos avaliar as necessidades da criança individualmente.
Quando fazemos a Introdução precoce, podemos ter algumas consequências no desenvolvimento do bebê, que serão observados ao longo do seu desenvolvimento. Podem ser elas:
– Sobrecarga renal (desidratação);
– Alergias alimentares;
– Deficiências nutricionais;
– Alterações na flora intestinal;
– Infecções intestinal e respiratória;
– Doença celíaca;
– Sobrepeso e obesidade;
– Hipertensão;
– Aterosclerose.
Assim, quando fazemos a Introdução tardia também teremos algumas consequências refletidas na alimentação do bebe ou da criança. São elas:
– Aumento no risco de diarreia e desnutrição;
– Deficiências nutricionais;
– Pode comprometer a fala;
– Dificuldade em aceitar alimentos sólidos;
– “Perde” a fase dos reflexos de mastigação, deglutição…;
– Permanência da alimentação líquida por tempo prolongado;
– Monotonia alimentar;
– Criança pouco participativa;
– Variedade de nutrientes deficiente.
Temos três tipos de Introdução Alimentar
Tradicional – Evolução gradual das papas
Adulto controlador, regulador
Alimentação passiva, não responsiva
Foco na quantidade ingerida
Participativa – Evolução gradual das papas – Preconizada pela OMS, OPAS, SBP e MS
Alimentação ATIVA, responsiva
Adulto: facilitador, mediador, ajudante
Foco: aspectos psicossociais, formação de hábitos saudáveis
BLW – Alimentos em pedaços desde o princípio
Alimentação ATIVA, responsiva
Adulto: supervisor
Foco: auto regulação, aspectos psicossociais, paladar variado e interação percepção-ação
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