Mamães e papais,
Hoje foi dia de ir à primeira consulta na oftalmopediatra. Apesar de muitas pessoas estranharem o fato de levar uma criança de um ano a esta consulta, ela é necessária e indicada a partir dos 6 meses de idade.
Como estamos acostumados apenas a procurar médicos e especialistas quando identificamos algum sintoma específico, algo no comportamento ou pele de nossos filhos, algumas especialidades ficam de lado no cronograma do primeiro ano da criança. A visita ao oftalmologista é uma delas.
Porém, a consulta é importantíssima para identificar precocemente possíveis doenças oculares. Vocês sabiam que crianças podem ter glaucoma, catarata, erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e muitas outras?
Muitas vezes, bebês e crianças não apresentam sintomas. Elas têm um comportamento visual normal em casa e na escola e os pais nem sonham que possa haver algum probleminha. Para investigar a saúde dos olhos dos pequenos, os especialistas utilizam equipamentos diferenciados e a consulta demora um pouquinho mais do que a de um adulto. A pupila é dilatada e, com muito cuidado e carinho, são feitos vários testes.
Foi impressionante e curioso perceber, em conversa com a médica, a quantidade de crianças que apresentam pequenos problemas de vista tão cedo. Há bebês de 2 meses usando óculos! Há algum tempo atrás, jamais imaginaríamos encontrar uma criança tão pequena com o acessório, não é mesmo? Graças à tecnologia, à informação e à atenção de muitos papais e mamães, os diagnósticos têm acontecido mais rápido. O que é ótimo para as crianças!
Por isso, se você ainda não levou seu filho (a) ao oftalmologista, não perca tempo! É super importante incorporarmos a nossa rotina de pais as ações preventivas.
*Agradeço o carinho e atenção da Dra. Isabela Garcia, que me forneceu muitas informações e material para produzir este texto.
1 comentário, comentários
Maria Lúcia Azevedo
17 de julho de 2015 at 17:29Dra. Isabela Garcia é a melhor oftalmopediatra de Brasília!!!