Estudos comprovam que a audição é o primeiro sentido a despertar num feto. A partir da décima sexta semana de gestação, os sons começam a ser percebidos pelos bebês, que reconhecem as suas diferenças após a vigésima quinta semana.
Os sons influenciam diretamente no desenvolvimento infantil desde o ventre materno. Interferem em atitudes futuras tanto cognitivamente como emocional.Segundo Piaget, em todas as suas fases, a criança tem interação entre sujeito e objeto assimilando, acomodando e equilibrando o funcionamento de suas inteligências. A música é um dos meios pelo qual ela interage com o mundo exterior.
A criança reage a uma diversidade de estímulos, por meio da música, que se relacionam ao equilíbrio, coordenação e absorção de informações, criando dessa maneira um expressivo repertório no recurso auditivo e cognitivo. A percepção auditiva envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição.
A música está diretamente relacionada ao processo de adquirir conhecimento incluindo estados mentais como pensar, a atenção, o raciocínio, a memória, o discurso, a imaginação, a percepção audível, a consciência e as emoções, influenciando diretamente no aprendizado.
De acordo com o cientista Losavov, em uma de suas pesquisas, observou dois grupos de crianças com a mesma faixa etária, em momento de aprendizagem. Em um dos grupos a relação ensino- aprendizagem desenvolveu- se ao som de música clássica. Foi notória a diferença de aprendizado entre os grupos. O que estava assistido pela música nas aulas, obteve resultado favorável em relação ao outro grupo.
Dessa forma verificamos que é significativa a presença da música na educação de uma criança desde seu nascimento e que sua influência atua nos aspectos cognitivos e criativos, e seu estímulo está relacionado aos esquemas de assimilação, que, segundo a perspectiva piagetiana, são responsáveis pela efetivação da aprendizagem.
Sinara
Sinara Sousa – Cantora e musicista, desde cedo esteve ligada à música. Ingressou na Escola de Música de Brasília (EMB), sob influência direta de seus pais e do maestro Clemente Santos, cursou teoria musical, canto e flauta doce. Estudou regência no Instituto Adventista de Ensino do Nordeste e Coral. Na EMB participou de óperas infantis e ainda de apresentações do Madrigal.
Aprimorou seus conhecimentos com estudos de piano com a professora Rosely Prestes e canto com a professora Rita de Cássia na Universidade Federal de Goiás onde participou de oficinas de musicalização infantil.
Na musicalização infantil, objetiva desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música, entendendo a musicalização como poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade musical e desenvolvimento cognitivo, qualidades como: concentração, coordenação motora, socialização, respeito, capacidade de raciocínio, disciplina e equilíbrio emocional.
Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!
Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!