Texto de Gabriella Brandão, do Blog Dicas para Pais e Filhos. Fizemos uma parceria muito legal. Escolhi esse tema do blog da Gabriella porque achei super diferente e interessante! Vejam:
Recentemente li uma reportagem muito interessante na internet e resolvi compartilhar com vocês do blog. Criança guarda segredo?
Aqui em casa a minha experiência é a de que criança não guarda segredo, risos! Me lembro quando comprei o presente para o meu marido de aniversário de casamento e a Luisa ficou muito feliz de ver o presente, simplesmente adorou! Era um álbum de fotos bem grande (60 fotos) dos momentos mais marcantes do nosso casamento, ela ficou encantada e logo pedi para que ela não contasse ao pai porque era para ele só ficar sabendo na data em que ele iria ganhar o presente. Claro que ela concordou, mas isso durou apenas uma hora.
Assim que o pai chegou em casa, ela o chamou e falou. “Pai tem um presente para o seu aniversário de casamento guardado lá no armário, é um álbum de fotos muito grande, mas é segredo”. Claro que todos começamos a rir muito. Vamos ao texto que eu li…
Quantas vezes pais e pessoas que convivem com crianças já se pegaram pedindo para o pequeno guardar um segredo? Pode ser algo como: “Papai Noel não existe, mas não conta pro seu irmãozinho”, ou mesmo algo mais sério: “tudo bem, eu deixo você andar no carro fora da sua cadeirinha, mas não conta para seu pai!”. Afinal, será que crianças são capazes de guardar um segredo?
A resposta é simples: não adianta ameaçar, fazer chantagem, implorar. Nada disso funciona. Criança não guarda segredo e ponto final. Dependendo da idade da criança ela pode repetir o segredo em voz alta assim que você terminar de cochichar no ouvido dela, ou demorar um pouquinho mais para revelá-lo, mas uma hora ou outra, vai acabar falando.
“Contar um segredo a uma criança é entregar a ela algo muito mais forte do que ela pode segurar”, explica Maria Tereza Raduan, psicóloga especializada em terapia familiar. “Em geral, as crianças se sentem muito divididas com segredos, é algo muito pesado para carregarem sozinhas. Não conseguem lidar com isso”.
A especialista explica que os pequenos sempre têm a figura de um “melhor amigo” para quem podem contar tudo, e não poder compartilhar um segredo faz a criança sofrer muito. “Ela sente que está traindo alguém: se contar trai quem pediu segredo, se não contar trai o grande amigo”, diz Maria Tereza.
Existem alguns casos em que a criança acaba guardando um segredo como, por exemplo, quando sofre abuso sexual e se sente severamente ameaçada. Ou quando, por sentir vergonha, não fala sobre a separação dos pais. “Nesses casos específicos a criança pode demorar muito para falar sobre o assunto, mas sempre aparecem sintomas”, alerta a psicóloga. Por isso, ficar atento ao comportamento dos pequenos é fundamental.
Portanto, o melhor que os pais têm a fazer é evitar dividir segredos com as crianças de qualquer idade, sejam bons ou ruins, segredos de família ou bobagens como festas surpresas. A recomendação é clara e objetiva: não conte segredo para crianças! Se para os adultos é difícil guardá-los, imagine o que fazem com a cabeça de uma criança.
Paula R. F. Dabus
Fonte: guiadobebe.uol. Consultado em 20 de agosto de 2013.
* Texto, informações e imagens são de responsabilidade do blog parceiro que cedeu este material
Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!